ECONOMIA

Inflação

Termo utilizado para designar a subida de preço médio de todos bens e serviços. Assim é necessário que esta subida de preço seja durável. Mais quando o preços de bens e serviços aumentam a uma determinada data de 1% por exemplo e mantenham-se durante vários meses não podemos considerar que estamos perante uma situação inflacionista mas em contra partida se os preços destes mesmos bens e serviços aumentarem a cada período (mês), neste caso pode-se considerar que estamos perante uma situação de Inflação.

Como Medir a Inflação: Índice de Preço no Consumo

Para se medir o nível geral de preço ou seja o conjunto de preços de bens e serviços é necessário resumir dentro de um volume único, uma quantidade importante de preços. Este volume significa o Índice de preço no consumo. A medição da Inflação consiste neste caso em medir a evolução e a variação deste Índice.
Seria um disparate poder nos interessar ao preço de produtos consumido pelas várias famílias uma vez que os mesmos não consomem o mesmo tipo produto e não são sensíveis a sua variação ou evolução dos preços. O índice de preço de consumo calculado pelos Institutos Nacional de Estatística (INE), consiste em escolher um certo número de produtos consideráveis representativos no consumo das famílias.
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O objetivo é de identificar as principais determinantes da inflação. A despeito da vasta literatura associada à compreensão de processos inflacionários, opta-se por usar um modelo simples, conforme Harberger – Hanson pela maior exigência, em termos de dados Muitas das vezes estatísticos que caracterizam modelos mais sofisticados. Baseado na teoria quantitativa da moeda, Harberger (1963) conduziu um trabalho sobre a inflação de preços no, o qual se tornou referência para vários estudos desse tipo. Hanson (1985) estendeu o modelo de Harberger de modo a incorporar o custo das importações, um elemento importante e particularmente relevante no caso de Angola. Como o modelo Harberger – Hanson é de longo prazo, tenta-se, por meio empírico, pela introdução de desfasagens distribuídas, obter os efeitos sobre a inflação provocados por mudanças nas variáveis explicativas ao longo do tempo.

Angola

Os altos níveis de inflação registados a partir dos anos noventa geraram uma situação crônica e insustentável, visto o seu custo social e econômico  Com objetivo de ultrapassar tal situação , em Agosto de 2003, lançou-se o programa de Estabilidade Macro-econômico baseado principalmente num maior rigor orçamental e no controlo da taxa de câmbio. As medidas surtiram efeitos, tendo a inflação reduzindo-se de mais de metade em 2004 e continuando o seu comportamento decrescente em 2005 com uma taxa situando-se desde então na ordem de cerca de 15% e 11%;

Já no terceiro trimestre de 2012 registou-se uma queda significativa na taxa de inflação comparada aos outros anos, situando-se segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) num valor histórico de apenas 1 dígito, fixando-se em 0,65% graças a redução de preços de Habitação, Água, Eletricidade e bebidas etc.

O cenário n pode dizer-se favorável para o primeiro trimestre de 2013, com um ligeiro aumento de 0,81%, resultante de uma criação excessiva da massa monetária e a consequente alteração principalmente ao nível de preços de bens e serviços.

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Termo utilizado para designar a subida de preço médio de todos bens e serviços. Assim é necessário que esta subida de preço seja durável. Mais quando o preços de bens e serviços aumentam a uma determinada data de 1% por exemplo e mantenham-se durante vários meses não podemos considerar que estamos perante uma situação inflacionista mas em contra partida se os preços destes mesmos bens e serviços aumentarem a cada período (mês), neste caso pode-se considerar que estamos perante uma situação de Inflação.

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O Marketing e um processo que consiste a descobrir e analisar as necessidades latentes ou exprimidas de um grupo afim de concessionar e meter em prática uma politica adaptada que responde as expectativas da totalidade ou de uma parte da população em causa.

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História da arte é a história de qualquer atividade ou produto realizado pelo Homem com propósito estético ou comunicativo, enquanto expressão de ideias, emoções ou formas de ver o mundo. Ao longo do tempo, as artes visuais têm sido classificadas de várias formas diferentes, desde a distinção medieval entre as artes liberais e as artes mecânicas, até à distinção moderna entre belas artes e artes aplicadas, ou às várias definições contemporâneas, que definem arte como a manifestação da criatividade humana.