Marketing de Recursos Humanos (MRH)
As organizações devem questionar-se sobre as suas políticas de recursos humanos (RH) no que diz respeito ao recrutamento e integração da sua força de trabalho( capital humano). Para responder a esta problemática, a aplicação do Marketing de Recursos Humanos também conhecida como Marketing Social parece ser uma solução.
Segundo Didier Pitelet o Marketing Social representa a arte da coherencia entre todas as expressões de uma organização em suas audiencias internas ( Management , patrocinadores sociais, reformados, acionarios….) assim como as externas ( candidatos, midias , publico etc …..) tudo em nome de um so objectivo: A performance da Organização.
Do seu lado , Phillipe Liger difine no seu livro o conceito de Marketing de recursos humanos como: uma nova aproximação na relação entre o capital humano /organização que consite a considerar os colaboradores presentes ou potenciais como clientes no sentido mais nobre. Para Liger trata-se de aplicar a logica e as tecnicas do Marketing e da comunicação para:
• Atrair candidatos, recruta-los e bem os integrar
• Fidelisar os colaboradores Implicados
No final graças a inovações sociais e de organizações, ele permitiria o desenvolvimento de uma relação durável et cada vez mais individualizada com os colaboradores de modos a tornar a empresa num empregador atrativo e o seu nome uma verdadeira marca associada a verdadeiros valores , também conhecida como Employer Branding.
Estas hipotheses levam-nos a seguinte questão :
Os uteis do Marketing de Recursos Humanos sao uma soluççao a atraçao e integraçao dos empregados ?
•Noção de Marketing
No mundo actual o desafio lançado por uma organização é nada menos que a identificação e conquista dos seus alvos provenientes de mercados, muitas das vezes estagnarios e fortemente concurrentes .O cliente é confrontado continuamente a uma abundancia de produtos e serviços sensiveis a satisfazerem os seus desejos, e é neste preciso instante que o Marketing joga um papel preponderande.
• Elementos de Estudo do Marketing
O Marketing encontra a sua justificação quando existe uma diversidade de necessidades e desejos.Distinguir a ausencia de um determinado objeto , o desejo e a procura é uma necessidade.
A necessida nasce de um sentimento de falta , ligada a condição humana. Abraham Maslow Utiliza uma Piramide para ilustrar a importancia dos diferentes niveis de necessidades Humanas tambem conhecida com a Piramide da Hierarquia :
1-Realizaçoes Pessoais:Moralidade, Criatividade , espontaneidade, solucão de problemas , ausencia de preconceito e aceitação dos factos.
2-Estima :Auto-estima,confiança, conquista ,respeito dos outros , respeito aos outros.
3-Amor/Relacionamento :Amizade , familia , intimidade sexual
4-Segurança: Segurança do corpo , emprego, de recursos , saude, propriedade
5-Fisiologia: Comida, agua ,sexo , sono etc….
O desejo é um meio previlegiado de satisfação de uma necessidade.
Uma procura é uma expressão de um desejo de comprar em ocorrencia um produto em razão de um nivel social que confere um certo poder de compra .
Segundo a AMA ( Associação Americana de Maketing), o Maketing é um proceso de planificação e de implementação da concepção, de ficção de preços , de promoção e de distribuição de ideias de bens e serviços afin de criar trocas que satisfaçam os objectivos individuais ou colectivos .
P.Kotler , professor de marketing internacional na universidade de Northwestern, difine o marketing da seguinte maneira: E o conjunto de tecnicas e estudos de applicaçoes que tem por objectivo de prever , constatar, suscitar , renovar ou estimular as necessidades do consumidor , adoptar de maneira continua o aparelho produtivo e comercial as necessidades assim determinadas.
Em fin , segundo Theodore Lewitt, celebre economista Americano , o Marketing é uma concepção comercial utilizada pelas empresas afin de criar clientes e os conservar , permitindo-os de explorar ao maximo todos os recursos disponiveis .
•Procedimento Marketing
Ele visa articular :
- Dimensão Estrategica
-Dimensão Operacional
Marketing Estrategico é um proceso de analise que aplicamos para as novas oportunidades, os meios utilizados sao as escolhas de produto de mercado e de um ambiente dinamico.
Ao inverso , o Marketing Operacional é um processo volontarista , num ambiente estabilizado apliacado as oportunidades ja existentes. Os meios utilizados são : preço, publicidade , promoção e o produto (Marketing Mixto).
Este tipo de Marketing é adotada para uma politica a curto prazo que deve estar constantemente adaptada as variações e situações do mercado.
Em fin a actividade Marketing nao limita-se a elaboraçao de um produto ou a escolha do preço, ou modo de distribuiçao .Uma organização que pretende ir mais além deve projetar e transmitir as informaçoes sobre seus produtos, o que chamamos de Plano de Comunicação que joga um papel preponderante na estrategia de Marketing Operacional .
As organizações devem questionar-se sobre as suas políticas de recursos humanos (RH) no que diz respeito ao recrutamento e integração da sua força de trabalho( capital humano). Para responder a esta problemática, a aplicação do Marketing de Recursos Humanos também conhecida como Marketing Social parece ser uma solução.
Segundo Didier Pitelet o Marketing Social representa a arte da coherencia entre todas as expressões de uma organização em suas audiencias internas ( Management , patrocinadores sociais, reformados, acionarios….) assim como as externas ( candidatos, midias , publico etc …..) tudo em nome de um so objectivo: A performance da Organização.
Do seu lado , Phillipe Liger difine no seu livro o conceito de Marketing de recursos humanos como: uma nova aproximação na relação entre o capital humano /organização que consite a considerar os colaboradores presentes ou potenciais como clientes no sentido mais nobre. Para Liger trata-se de aplicar a logica e as tecnicas do Marketing e da comunicação para:
• Atrair candidatos, recruta-los e bem os integrar
• Fidelisar os colaboradores Implicados
No final graças a inovações sociais e de organizações, ele permitiria o desenvolvimento de uma relação durável et cada vez mais individualizada com os colaboradores de modos a tornar a empresa num empregador atrativo e o seu nome uma verdadeira marca associada a verdadeiros valores , também conhecida como Employer Branding.
Estas hipotheses levam-nos a seguinte questão :
Os uteis do Marketing de Recursos Humanos sao uma soluççao a atraçao e integraçao dos empregados ?
•Noção de Marketing
No mundo actual o desafio lançado por uma organização é nada menos que a identificação e conquista dos seus alvos provenientes de mercados, muitas das vezes estagnarios e fortemente concurrentes .O cliente é confrontado continuamente a uma abundancia de produtos e serviços sensiveis a satisfazerem os seus desejos, e é neste preciso instante que o Marketing joga um papel preponderande.
• Elementos de Estudo do Marketing
O Marketing encontra a sua justificação quando existe uma diversidade de necessidades e desejos.Distinguir a ausencia de um determinado objeto , o desejo e a procura é uma necessidade.
A necessida nasce de um sentimento de falta , ligada a condição humana. Abraham Maslow Utiliza uma Piramide para ilustrar a importancia dos diferentes niveis de necessidades Humanas tambem conhecida com a Piramide da Hierarquia :
1-Realizaçoes Pessoais:Moralidade, Criatividade , espontaneidade, solucão de problemas , ausencia de preconceito e aceitação dos factos.
2-Estima :Auto-estima,confiança, conquista ,respeito dos outros , respeito aos outros.
3-Amor/Relacionamento :Amizade , familia , intimidade sexual
4-Segurança: Segurança do corpo , emprego, de recursos , saude, propriedade
5-Fisiologia: Comida, agua ,sexo , sono etc….
O desejo é um meio previlegiado de satisfação de uma necessidade.
Uma procura é uma expressão de um desejo de comprar em ocorrencia um produto em razão de um nivel social que confere um certo poder de compra .
Segundo a AMA ( Associação Americana de Maketing), o Maketing é um proceso de planificação e de implementação da concepção, de ficção de preços , de promoção e de distribuição de ideias de bens e serviços afin de criar trocas que satisfaçam os objectivos individuais ou colectivos .
P.Kotler , professor de marketing internacional na universidade de Northwestern, difine o marketing da seguinte maneira: E o conjunto de tecnicas e estudos de applicaçoes que tem por objectivo de prever , constatar, suscitar , renovar ou estimular as necessidades do consumidor , adoptar de maneira continua o aparelho produtivo e comercial as necessidades assim determinadas.
Em fin , segundo Theodore Lewitt, celebre economista Americano , o Marketing é uma concepção comercial utilizada pelas empresas afin de criar clientes e os conservar , permitindo-os de explorar ao maximo todos os recursos disponiveis .
•Procedimento Marketing
Ele visa articular :
- Dimensão Estrategica
-Dimensão Operacional
Marketing Estrategico é um proceso de analise que aplicamos para as novas oportunidades, os meios utilizados sao as escolhas de produto de mercado e de um ambiente dinamico.
Ao inverso , o Marketing Operacional é um processo volontarista , num ambiente estabilizado apliacado as oportunidades ja existentes. Os meios utilizados são : preço, publicidade , promoção e o produto (Marketing Mixto).
Este tipo de Marketing é adotada para uma politica a curto prazo que deve estar constantemente adaptada as variações e situações do mercado.
Em fin a actividade Marketing nao limita-se a elaboraçao de um produto ou a escolha do preço, ou modo de distribuiçao .Uma organização que pretende ir mais além deve projetar e transmitir as informaçoes sobre seus produtos, o que chamamos de Plano de Comunicação que joga um papel preponderante na estrategia de Marketing Operacional .
Gostaria de agradecer a todos da minha pagina que tem dado-me forcas de modos a continua com esta iniciativa o meu muito Obrigado
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